Sobre o Cangaíba

bairro de Cangaíba

O nome Cangaíba vem do tupi e significa "cabeça ruim" ou mesmo "dor de cabeça", nada a ver com o local que começou a crescer no início do século 20 como um típico bairro de classe média paulistana da zona leste e que se expandiu graças aos imigrantes que por lá foram ficando - japoneses, italianos e espanhóis.

O crescimento se deu com os loteamentos de imensas chácaras. Novas vilas nasceram juntas como a Londrina, a Rui Barbosa, e a Araguaia, entre outras. O local favorecia empreendimentos e assim de Cangaíba, cresceram outros bairros. E muitos mais sugiram nas imediações a partir da década de 60. Além, de ficar há 15 km do centro e do Mercado Municipal de São Paulo.

Não se pode esquecer que o Bairro Cangaíba está ao lado da secular Penha e a ela deve muito de seu desenvolvimento e progresso. O bairro já é auto-suficiente e está entrando com tudo na verticalização, construindo muitos prédios de seis a dez andares. Para reforçar esse sucesso há o fato do fácil acesso à Rodovia Ayrton Senna e ao município de Guarulhos.

Ou seja, é um bairro que, apesar do nome, não há dor de cabeça a seus moradores. Vê-se ainda hoje um pouco da velha Cangaíba em antigas casas dos anos 50 - casas simples, com flores na janela.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Cangaíba na cidade de SP.

Blog do Guia do Bairro Cangaíba

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Cangaíba por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Leste

Penha de França, Vila Matilde, Vila Ré, Jardim Danfer, Engenheiro Goulart, Guarulhos

Dados Principais sobre o Cangaíba

População 151.538 hab. (2010)
Renda média R$ 948,16
IDH 0,825 - elevado
Subprefeitura Penha
Região Administrativa Leste1
Área Geográfica 3

Vídeo sobre o bairro de Cangaíba
Veja mais vídeos sobre o Bairro de Cangaíba

Mapa Cangaíba

 

Moradores ilustres de Cangaíba

 

   

  Sobre o EncontraCangaíba
Fale com EncontraCangaíba
Anuncie no EncontraCangaíba
Cadastre sua Empresa no EncontraCangaíba (grátis)



Termos EncontraCangaíba | Privacidade EncontraCangaíba


Bandeira da cidade de São Paulo